Praga

República Tcheca

Praga, na República Tcheca, é a maior cidade do país e uma das cidades mais antigas da Europa, localizada às margens do rio Vltava. Com seu cenário medieval, o Castelo de Praga e a Ponte Carlos, a cidade oferece uma viagem no tempo, recebendo mais de 8 milhões de visitantes por ano.

Relógio cheio de charme

Na torre da prefeitura da Cidade Velha pode-se ver o movimento da praça e de ruas próximas; lá no calçadão, uma multidão fica esperando a virada da hora do relógio astronômico - mostra tanto a hora quanto a posição dos planetas. Desde o século 15, as "estátuas" sinalizam a mudança de hora. Aliás, no final da tarde, Praga realmente ganha um tom dourado; vá apreciar da bela ponte Carlos. 

O sonho dos jogadores

Casa Municipal destaca-se pela arquitetura colorida (Art Nouveau). O mosaico semicircular é do artista Karel Spillar, foi feito em homenagem à cidade; logo acima dele, a cúpula de vidro tornou a Sala Smetana um dos mais bonitos locais de concertos da cidade. Em 1918, a independência de Praga foi proclamada na Casa Municipal. 

Portão da Pólvora

Portão da Pólvora, que fica ao lado da Casa Municipal, era uma das entradas de Praga no século 11; ele tem este nome porque passou no século 17 a guardar pólvora e durante a ocupação prussiana teve suas esculturas danificadas.

O cartão postal de Praga é a ponte Carlos, sem dúvida. As estátuas barrocas dão o clima de mistério e, à noite, a vista do Castelo de Praga, que fica na Colina Hradcany, é imperdível - como o passeio pelo rio Vltava.  A ponte de pedra é uma obra-prima arquitetônica construída no século XIV e está adornada com 30 estátuas barrocas; às margens do rio Vltava, ela proporciona uma vista panorâmica dos pontos turísticos históricos que cercam a região. A ponte tornou-se um ponto central para os visitantes, com artistas de rua, músicos e vendedores locais contribuindo para a atmosfera animada. 

Em Praga, a igreja Nossa Senhora diante de Tyn - ou catedral de Tyn - tem arquitetura gótica e sua entrada fica numa rua estreita atrás da praça do centro velho da cidade; mesmo "escondida", a fachada impressiona e as duas torres chegam a 80 m de altura. 

Em Praga, a igreja Nossa Senhora diante de Tyn - ou catedral de Tyn - tem arquitetura gótica e sua entrada fica numa rua estreita atrás da praça do centro velho da cidade; mesmo "escondida", a fachada impressiona e as duas torres chegam a 80 m de altura. 

O elevador da torre da prefeitura parece uma moderna cápsula; do lado de fora do prédio tem o famoso relógio astronômico e figuras antigas.