Paris

França

Paris, a famosa cidade das luzes, é irremediavelmente romântica. O símbolo máximo da elegância parisiense, a Torre Eiffel, é uma estrutura de ferro forjado que domina o horizonte à beira do Rio Sena. Apenas caminhar pelas ruas da capital francesa é percorrer páginas de um livro, com a arquitetura elegante, cafés pitorescos e boutiques sofisticadas.

A Dama de Ferro

Ela dispensa comentários e poderá ser vista de vários pontos da cidade de Paris. A história do ícone francês remota ao século 19 e leva o nome do engenheiro que a projetou Gustave Eiffel. Com 324 metros de altura, a Torre Eiffel foi construída para a Exposição Mundial de 1889, sendo que a montagem começou dois anos antes. A torre tem três níveis para os visitantes; o terceiro e mais alto nível só é acessível por elevador. A fila para visitação é constante, principalmente na alta temporada e em fins de semana, mas vale duas subidas, uma de dia e outra à noite. 

Pontes cinematográficas

Assim como museus, óperas, arcos, torres e catedrais, as pontes de Paris são maravilhas à parte e já marcaram presença em diversos filmes, dos clássicos aos contemporâneos. Cada uma delas oferece um cenário diferente para fotografar, seja prédios, bateaux ou suas próprias estátuas. A cidade possui mais de 30 pontes que atravessam o rio Sena. Pode parecer trivial falar sobre pontes, mas as de Paris se tornaram atrações turísticas devido à sua importância arquitetônica e histórica. 

O Arco do Triunfo

A rotatória mais famosa do mundo é ponto de partida para 12 avenidas, incluindo a bela Champs-Elysées. A partir do Arco do Triunfo, que foi concebido por Napoleão, essas majestosas vias  de Paris oferecem experiência de glamour e de sofisticação. Arborizada, elas abrigam uma série de butiques de alta costura, cafés charmosos e teatros renomados. À noite, as luzes suaves da avenida transformam-na em um espetáculo, proporcionando uma atmosfera romântica única. As ruas adjacentes esbanjam charme igualmente cativantes, em cada passo nessa região é uma jornada parisiense memorável. 

Que tal um croissant no Jardim?

Caminhar por Paris, mesmo sem entrar em museus ou igrejas, é prazer puro. O Jardim de Luxemburgo, por exemplo, é o local ideal para uma parada e um lanche. Bem cuidado e sempre florido, as crianças têm a opção de brincar com barquinhos nos lagos, enquanto pais tiram uma soneca ou leem o jornal. O palácio ou Palais du Luxembourg é a sede do Senado; dizem que Napolão se exercitava nesse cenário.

Até os pardais chegam sem cerimônia; acostumados com os turistas, eles investem sobre as mesas sem pudor; melhor, então, dar uma mãozinha, porque eles não vão embora mesmo. O bairro de Montmartre fica numa colina e é um dos locais mais boêmicos da França. Historicamente, o local era de culto a mártires, que deu origem ao nome. Nos bistrôs, as sobremesas são lindas, escolha bem, sente-se sem pressa e aprecie o estilo francês de tomar um cafezinho.  

A Basílica do Sagrado Coração é símbolo da igreja católica romana e foi construída depois de um concurso, vencido pelo arquiteto Paul Abadie. A construção começou em 1875 e terminou em 1914.  Além da Basílica de Sacré-Coeur, no bairro de Monte Martre, em Paris, você vai visitar na colina a pracinha dos artistas, que ficam ansiosos por turistas que querem fazem um retrato. O local oferece uma ótima vista da cidade e já foi ponto de encontro de artistas no séc. XIX, como Cézanne, Monet, Degas e Renoir; mas foi Toulouse-Lautrec que eternizou o clima único com seu estilo. 

Quem assistiu ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain vai lembrar das cenas gravadas ali, no bairro parisiense de Montmartre. Na praça ficam artistas pintando retratos de turistas ou tendas vendendo lembrancinhas. O famoso carrocel, enorme e majestoso, rouba a atenção dos pequeninos e grandinhos !