Entre Buda e Peste

Em 1873 três cidades formaram Budapeste; Buda, Peste e Óbuda. Atualmente é considerada uma das cidades mais bonitas da Europa, atraindo turistas do mundo todo. O Parlamento fica do lado de Peste, o Palácio Real está localizado no lado de Buda. Para ter uma vista panorâmica da cidade vá até a colina de Gellért, onde está a estátua da Liberdade e Apolo.



O caminho para a colina também tem como motivo o hotel Gellért, que foi fundado em 1918 às margens do Rio Danubio, e recebeu celebridades durante muitos séculos. As termas de Gellért possuem fama mundial e é lotada o ano todo. Ali, ainda na colina, o antigo forte conserva na fachada  a destruição causada pela guerra - tem até bala de canhão incrustada nesse prédio. 






O prédio do Parlamento lembra Londres, mas surpreende pela riqueza de detalhes. O edifício fica às margens do Danúbio e, à noite, é todo iluminado com luzes amareladas; a visita é paga e os tours são agendados. Além da arquitetura, algumas edificações conservam as marcas causadas pela guerra.